Como sua empresa pode lidar com os impactos da crise
A crise em decorrência da pandemia de Covid-19 é inevitável e atingira todos os setores da economia. Os lideres empresariais precisam lidar com bastante cautela neste momento, pois os efeitos podem ser devastadores em suas empresas. Podemos elencar muitos itens que podem ser uteis neste momento, mas as empresa possuem situações distintas, desta forma, gostaria de destacar os itens que considero essenciais e que podem auxilia-lo neste momento de turbulência.
Em toda crise podemos considerar que teremos apenas 4 certezas:
1 - O maior risco neste período é não fazer nada;
2 - Toda crise tem um início e um fim;
3 - Toda crise é danosa para muitos, mas também é um período de oportunidades para outros;
4 - Toda crise nos traz lições para vida.
Para lidar com os impactos da crise em nossas empresas, precisamos:
Gerenciar a crise
O primeiro passo é diagnosticar todos os riscos e impactos gerados pela crise em nosso negócio, seus impactos e quais são os nossos limites.
Para isto seria importante criar um Comitê de Crise multidisciplinar com as lideranças das principais áreas que são impactadas pela crise.
Este comitê deve ser capaz de avaliar as todas as necessidades, mitigar os impactos causados aos colaboradores, fornecedores e clientes, estabelecer e executar planos de ações imediatas, de curto e médio prazo.
Comunicar
Em momentos de crise sempre esperamos que um líder seja transparente com todos.
Além disso, é de extrema importância que todos sejam comunicados sobre como a
empresa está sendo afetada e seu plano de ação. Desta forma se torna necessária
a criação de um Plano de Comunicação efetivo a fim de evitar pânico, distorções
e impactos negativos com fake News.
Agir
O respeito a todos e suas respectivas experiências são uma grande contribuição.
Porém a maioria de nós nunca vivenciou uma crise como esta anteriormente.
Portanto se torna necessário mais do que nunca agir baseados prioritariamente
em fatos e números. O mais prudente seria o Comitê de Crise de posse dos fatos
e números, criar os vários cenários possíveis para as devidas analises e
interpretações, estabelecendo assim um Plano de ação mais assertivo.
Mudar
Avalie a situação do mercado atual e confronte ao seu modelo de negócio.
Com certeza a rotina de trabalho vai mudar para suprir as demandas atuais das empresas.
Estamos todos fora da nossa zona de conforto, portanto pode ser o momento de quebrar nossos paradigmas, mudar, inovar e criar novas metodologias aos processos já existentes.
Se possível utilize de inovação ou tecnologia disruptiva.
O termo disruptivo nos remete à ideia de algo que quebra paradigmas, separa o antes do depois e a Inovação, por sua vez, traduz bem a ideia do avanço, superação, renovação e criação.
Nesse sentido, podemos definir a inovação ou tecnologia disruptiva como superação de uma ideia, processo ou produto, já existente, através de novas tecnologias, transformando completamente o mercado e suas formas de funcionamento.
Focar
Naturalmente estamos todos apreensivos e temerosos com a enxurrada de notícias que recebemos a todo o momento e isto normalmente nos direciona a centenas de pensamentos distintos e nos tirando do caminho anteriormente definido, ou seja, perdemos o foco e não sabemos o que fazer. Nas empresas ocorre o mesmo!
Todos precisarão estabelecer novas metas e principalmente quais recursos serão necessários para atingi-las.
Não se esqueçam de atuar no seu circulo de influencia.
Cooperar
Já estamos observando o aumento do nível de desemprego e este será um dos grandes desafios a serem enfrentados pela sociedade.
A responsabilidade social empresarial é um tema que vem se intensificando desde os anos 90. Este modelo de responsabilidade social é diferente da filantropia, pois não se trata de caridade, mas em projetos comunitários com todas as partes interessadas da empresa (acionistas, clientes, concorrentes, fornecedores e colaboradores) e da sociedade (comunidades, governo, etc.).
As demissões podem se tornar inevitáveis, inicie apoiando a todos durante o processo, seja o mais justo possível, seja claro e ofereça ajuda!
Depois expanda o projeto na medida do possível.
Lembre se que o quanto antes a sociedade se recuperar, mais rapidamente o consumo aumentará e assim por diante.
Diante deste cenário, não tenha receio de procurar ajuda externa profissional. Uma consultoria empresarial pode auxiliá-lo na superação da crise.
Grande parte das pessoas, já tem seus objetivos para o ano, mas para que eles possam ser atingidos, você precisa fazer o que?
Sonhar, desejar, querer é fundamental, mas se você não planejar e estruturar um plano, as chances de tudo ficar somente no sonho são grandes.
Em pesquisa realizada pelo Statistic Brain Research Institute, 42,4% das pessoas falham ano após ano e nunca atingem seus objetivos.
Estes
números se refletem principalmente nas PME.
Já com disciplina e planejamento estruturado suas chances de sucesso aumentam em 95%.
Pensando nisto, criamos uma lista de dicas para você:
1.Escreva!
Coloque tudo no papel, até mesmo os sonhos que pareçam ser o mais absurdo, ideias, planos e como pretende executar.
2.Defina seus Objetivos!
O ideal é que seus objetivos sejam sucintos, claros, específicos e mensuráveis, com não mais do que 5 objetivos, do contrário a motivação diminui.
3.Crie suas metas!
Lembre-se o ideal é ter poucas metas alinhadas com seu planejamento de longo prazo e a visão da empresa. Crie metas preferencialmente “SMART” ( Especificas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais ).
Nesta etapa, envolver pessoas de sua equipe é fator importante para o sucesso.
4.Defina seu ponto de partida!
Você sabe onde você esta? Para chegar a algum lugar é preciso ter ciência do seu ponto de partida, e é ai que começa a sua caminhada.
Não se esqueça de que o seu passado tem muito a ensinar. Aprenda com o passado!
5.Defina as ações!
Agora que você já sabe o seu ponto de partida, onde você pretende chegar, fica mais fácil definir como você pretende atingir seus objetivos. Defina o que deve ser feito, por que deve ser feito, por quem, quando, onde, como e o custo.
6.Invista!
O sucesso de uma empresa depende, em grande parte, dos seus colaboradores, portanto é preciso compreender que para que a produtividade dos colaboradores se mantenha sempre em alta, é preciso que eles sintam-se estimulados e capacitados para os desafios. Treinamentos internos e externos tem baixo custo e desde que bem realizados são muito efetivos.
7.Compartilhe!
Compartilhe com toda a sua equipe, de nada serve ter objetivos, metas e um plano de ação se somente você sabe o que precisa ser realizado. Todos os seus colaboradores devem ter conhecimento claro dos objetivos da empresa.
8.Monitore!
Você não conseguirá participar de tudo, mas você pode monitorar tudo, defina com sua equipe todos os relatórios que você deseja receber. Os relatórios devem ser simples e mostrem claramente o status real e atual. No caso de duvidas, basta pedir detalhes a equipe ou grupo de trabalho.
9.Ajuste!
Dificilmente conseguimos ser completamente assertivos, isto significa que tudo pode ser ajustado, quando necessário for, desde que seja mantido o objetivo.
10.Disciplina!
Muitas urgências importantes para manter o seu negócio funcionando no dia-a-dia, tentam tirar o seu foco das metas e objetivos, e somente com muita disciplina, comprometimento e trabalho em equipe se consegue manter o foco no planejado.
11.Divulgue!
Todos os resultados positivos e negativos devem ser divulgados de maneira simples e clara, desta maneira todos se sentem mais envolvidos, motivados e comprometidos.
12.Comemore!
Cada conquista deve ser comemorada, o reconhecimento gera motivação e comprometimento.
13.Feedback!
O feedback, quando bem utilizado, é um instrumento de apoio ao colaborador, uma forma de estimular a aprendizagem e o seu crescimento, e por consequência de toda a equipe!
14.Trabalhe!
Sem trabalho duro a efetivação de seus objetivos será sempre abaixo do planejado. Portanto, seja a locomotiva que guia e puxa seus vagões, trabalhe, trabalhe e continue trabalhando, sempre com vontade, perseverança, atitude e muita alegria.
Nunca esqueça que o mundo esta mudando continuamente, portanto esteja aberto às mudanças e uma consultoria é uma ótima opção.
Parece interessante? Utilize estas dicas sem moderação e caso tenha alguma duvida, entre em contato, teremos o maior prazer em colaborar com o seu sucesso neste novo ano.O início de cada período é o momento mais importante para analisar o planejamento do seu negócio.
Esta atividade é muito importante, pois nela analisamos tudo o que foi e o que não foi executado, os erros e os acertos, e o que é mais importante os motivos pelos quais eles ocorreram.
A correta interpretação do passado serão nossas medidas históricas, e nos ajudarão a mensurar e estabelecer as metas para o novo período.
“ O futuro não é previsto ele é preparado. ” – Maurice Blondel
E você esta se preparando para 2018 e para o futuro?
Destacamos algumas dicas para a sua Gestão Estratégica:
1 – Aprenda com o passado:
O que já passou é fácil de medir, mas não podemos atuar nele, portanto tire o máximo de informações das fases passadas e as transforme em suas medidas históricas, será com base nelas que determinaremos o ponto de partida de suas metas. E não se esqueça de que os acertos do passado devem evoluir ou se transformarão nos seus erros do futuro;
2 – Crie sua Gestão Estratégica com bases solidas e divida em três níveis e etapas:
· O primeiro será o Planejamento Estratégico da Empresa ou planejamento de longo prazo, nele devemos conhecer muito bem todos os aspectos internos e externos da empresa. Uma ferramenta interessante para esta analise é a matriz SWOT. Nesta etapa destacamos a real necessidade de conhecer friamente a si mesmo, seus produtos, o posicionamento deles, concorrentes, necessidades dos clientes e tendências do seu segmento de mercado.
· Em segundo será o Planejamento Tático ou planejamento de médio prazo, nesta etapa fazemos o direcionamento para todos os departamentos da empresa, onde cada departamento irá desenvolver seus modelos de trabalho, metas e planos de ação sempre alinhados com o Planejamento Estratégico.
· Por último o Planejamento operacional ou planejamento de curto prazo, é nesta etapa que definimos os planos de ação das equipes e dos indivíduos, quem faz o que, como e quando, como serão feitas as medições e acompanhamento das metas. Enfim, definimos as atividades rotineiras do dia-a-dia da empresa, alinhadas com o planejamento estratégico e tático.
3 – Estabeleça Metas Inteligentes adotando o padrão SMART:
- Específica ( S pecific): a declaração da meta precisa definir com toda clareza o que se deseja atingir, sem margem para más interpretações para que seja compreendida pelos colaboradores;
- Mensurável ( M easurable): também precisamos mensurar os resultados, por isso, para cada meta, é preciso uma métrica para acompanhá-la;
- Atingível ( A ttainable): a meta também precisa ser atingível, por isso, é muito importante avaliar o ambiente interno e externo antes de criá-la;
- Relevante ( R elevant): outra questão importante é alinhar as metas à visão da empresa elaborada no planejamento estratégico, como vimos;
- Temporal ( T ime based): por fim, a meta também deve ter um prazo fixo para que realmente seja priorizada pelas equipes.
4 – Foco e Disciplina na Execução,
De posse dos Planejamentos e Metas, vem o mais importante e difícil para a empresa a Execução da Estratégia. Se não for bem implantada e executada qualquer planejamento se tornará um fracasso. Mantenha o foco e a disciplina na execução implantando poucas metas de cada vez, focando nas medidas de direção, criando comprometimento, divulgando os resultados com fácil interpretação, faça os ajustes necessários e torne estes passos em hábitos.
5 – Recompense e Comemore as conquistas.
Mantenha se realmente informado sobre os resultados realizando medições, analisando tudo e posteriormente divulgando. Recompense e comemore as conquistas, desta forma todos estarão vendo que a empresa e seus lideres estão cientes dos esforços e resultados de todos. O resultado é mais comprometimento com as metas da empresa, criando um ambiente motivado, sadio e sustentável.
“ A melhor maneira de prever o futuro é cria-lo. ” – Peter Drucker
Quer saber mais sobre como preparar para 2018 e o futuro, entre em contato ficaremos honrados em ajudá-lo.O que mais vemos atualmente são lideres ocupados, pressionados pelos problemas e pelas urgências diárias, que mal conseguem manter a empresa funcionando. Estão tão ocupados que não conseguem enxergar ou pensar em novas estratégias para o futuro e ao longo do tempo esta situação consome todas as suas energias e recursos.
Já estamos no final do ano e os resultados de sua empresa devem estar praticamente definidos.
Você sabe identificar onde acertou e onde cometeu erros?
A grande maioria dos lideres das empresas ainda não tem claramente esta visão e ficam culpando a crise, a corrupção e os políticos, não que eles não sejam os grandes protagonistas desta crise, mas ficar se lamentando aguardando tudo melhorar de nada adianta. E esta é a postura do reativo.
Se você não esta satisfeito com os resultados de sua empresa, sabe que precisa mudar algo, mas nem imagina como, é um sinal claro de que é preciso procurar ajuda imediatamente, caso contrario seu futuro estará à mercê do acaso.
Quebre seus paradigmas e deixe a vaidade de lado, a mudança se inicia por você e de dentro para fora.
“Quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos.” – Viktor Frankl
Seja uma pessoa proativa e assuma a responsabilidade e o controle de suas escolhas, procure outras possibilidades, trabalhe com foco no seu circulo de influência e despenda sua energia e recursos naquilo que realmente ira impulsionar sua empresa para o sucesso.
A postura do proativo é estar sempre na busca de melhorias e aberto a mudanças.
Vou citar a Oração da Serenidade do A.A. - “Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos, e Sabedoria para distinguir umas das outras.”
Quer saber mais sobre este assunto para identificar e iniciar um novo processo de mudança em sua empresa?
Seja proativo e entre em contato conosco, ficaremos honrados em ajudá-lo.
A execução das estratégias tem pouco valor até que seja implementada. Em um mundo onde as mudanças podem acontecer de um dia para o outro, passar do planejamento estratégico para a implantação e execução rapidamente é fundamental. No entanto, muitas empresas falham, colocando seus melhores recursos somente no planejamento estratégico e, acabam tratando a execução como um processo simples e desta forma não tão importante. Como resultado, as estratégias falham, os clientes se vão, os talentos são perdidos e o resultado financeiro é destruído.
Nestes casos o maior vilão passa a ser a estratégia, o líder ou o grupo que a criou.
Este engano de interpretação ocorre principalmente pela falta de literatura sobre a execução. Sempre se fala em planejamento estratégico, sempre se encontram cursos que abordem o planejamento estratégico, mas os cursos focados na execução são raros.
A EIU, em uma recente pesquisa multi-setorial global com 500 executivos seniores de empresas com receita anual de US $ 1 bilhão ou mais, aponta que as falhas de implementação são generalizadas e corrosivas: 90% dos entrevistados admitem que não atingem todos os seus objetivos estratégicos por falha na implementação.
Entre os principais motivos que dificulta as implementações, se destacam as atitudes culturais (24%), seguido por insuficiência de recursos ou mal gerenciados (22%) e a falta de agilidade (21%).
Na busca em solucionar esta falha, não existe um desafio único e predominante, há uma variedade de questões diferentes para cada organização e que exigem atenção de igual valor. Ou seja, para o sucesso da execução precisamos de muita disciplina, treinamento e esforços alinhados com a visão e recursos de cada empresa. O que significa em muitos casos, em uma mudança cultural da empresa.